Escola Secundária Gabriel Pereira

Links Sites Didácticos

Cliente de email institucional

PDF

No seguimento da criação das contas de email institucional, disponibilizamos agora um software para receber e enviar emails de forma mais confortável, nomeadamente, sem ser necessário realizar login no site de webmail.

Este tipo de software chama-se "cliente de email e, mais concretamente, este programa chama-se Thunderbird. O ficheiro disponibilizado contém o programa, as instruções para configuração e a listagem de todos os emails institucionais, em formato CSV, para o caso de querer importar estes emails para um outro cliente de email.

Porquê usar o Thunderbird:

• Não é necessário instalar e até o pode usar a partir da sua PEN Disk;
• Não é necessário navegar ao site de webmail para receber ou enviar emails;
• Dispõe de todos os contactos da ESGP já integrados;
• Dispõe de uma agenda integrada;
• Dispõe de uma “lista de tarefas” integrada;
• Ao ter o programa sempre aberto, está permanentemente em contacto com os seus colegas e com os utentes da escola;
• Facilita a transferência de documentos entre computadores;
• Pode aceder a várias contas de email sem ter de navegar entre vários webmails;
• Tem mais opções para escrever os seus emails, incluindo a utilização de modelos de email, que poupam imenso tempo ao escrever emails repetitivos;
• Pode ler emails, mesmo quando não temos ligação à internet, desde que estes já tenham sido descarregados pelo programa;
• Pode escrever emails mesmo quando não temos ligação à internet, e estes serão enviados quando tiver ligação à Internet;
• Pode usar filtros e pastas para organizar os seus emails automaticamente.
Faça o download do programa aqui.

Dados para ligação por POP:

• Servidor: pop.gmail.com
  • Nome de utilizador: <o_seu_nome_de_utilizador>@esgp.edu.pt (por exemplo: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar )
  • Porta: 995

Dados para ligação por SMTP:

• Servidor: smtp.gmail.com
  • Porta: 587